A tecnologia é uma grande aliada nos indicadores logísticos e ajuda imensamente no ganho de competitividade por meio do rastreamento de entregas. Seja por GPS ou radiofrequência, as informações auxiliam na satisfação dos clientes, ponto essencial no processo de fidelização.
A partir do rastreamento do deslocamento dos produtos, a empresa pode ter total controle sobre eles, enquanto o consumidor pode acompanhar esse processo e se preparar para receber o seu pedido. Quer saber mais sobre o assunto? Confira, neste post, como funciona o rastreamento de entregas e quais são os seus benefícios!
Entenda o que é o rastreamento de entregas
O rastreamento pode ser definido como um serviço que tem a finalidade de identificar o ponto de deslocamento em que uma mercadoria se encontra dentro da cadeia de logística, o que permite que a empresa tenha uma visão precisa e detalhada desse processo e, consequentemente, aumente o seu controle de qualidade.
Uma vez que o produto é rastreado, você tem acesso a todas suas informações, como ponto de origem, destino, bem como localização em que está no momento. Com isso, é possível ter uma previsão mais acertada de quanto tempo o envio vai demorar para que chegue até a casa do cliente, além de ter melhores condições para intervir em situações de anormalidade que coloquem a carga em risco, por exemplo.
Saiba como funciona na prática
Na maioria dos casos, o rastreamento de entregas é realizado por meio da radiofrequência, uma técnica que se baseia em ondas eletromagnéticas. De forma direta, a identificação do produto é enviada a partir de sinais de rádio, o que permite que o operador logístico comece a acompanhar todos os movimentos da entrega, inclusive, em locais fechados, como subsolos e túneis.
Uma das principais vantagens desse tipo de rastreamento é o fato de possibilitar o monitoramento em tempo real e também não ser interferido por eventuais inibidores de sinais. Para que o serviço seja colocado em prática, a companhia deve fixar etiquetas equipadas com um chip nos produtos. Feito isso, os itens passam a receber e emitir sinais para o local definido como base.
Quando se faz uso da radiofrequência, você não precisa adotar outros meios de propagação para as ondas de transmissão. Vale ressaltar que existem outras formas de rastreamento, como satélite e M2M/GSM. O primeiro funciona com base em uma rede de satélites que é informada sobre a localização da mercadoria, enquanto o segundo usa antenas de telefone. Ambos os métodos têm como desvantagem o fato de não gerar dados em tempo real, dificultando a precisão do monitoramento.
O código de rastreamento do produto serve não apenas para empresa acompanhá-lo, mas também para que o cliente tenha esse benefício, já que pode consultá-lo no site dos Correios ou da transportadora responsável pelo processo. Geralmente, essa informação é enviada ao consumidor por e-mail após a compra ser enviada.
Descubra a importância do rastreamento de entregas
O rastreamento de entregas é fundamental para reduzir custos, otimizar o tempo e ainda aumentar a produtividade. Isso porque as empresas podem traçar as melhores rotas e acompanhar todos os processos logístico até que o produto seja entregue ao consumidor final.
Além disso, o próprio cliente faz o acompanhamento em tempo real do deslocamento da mercadoria, trazendo mais confiabilidade, segurança e credibilidade. Dessa maneira, o rastreamento de entregas é importantíssimo para a empresa que produz, para a transportadora e também consumidor, pois evita falhas e auxilia no controle logístico. Portanto, trata-se de um investimento com inúmeros benefícios para todas as partes envolvidas no processo, como veremos agora.
Conheça os benefícios do rastreamento de entregas
Mais do que possibilitar o monitoramento do produto enquanto está em deslocamento, o rastreamento de entregas traz uma série de impactos positivos para a logística da empresa que vão desde a redução de erros até o aumento da segurança do serviço. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios associados ao uso dessa ferramenta.
Aumenta a velocidade da operação
Ao longo da logística de uma entrega, imprevistos podem acontecer, de acidentes a fiscalizações ou, até mesmo, alguma pane no veículo. Com o rastreamento de entregas, é possível acompanhar o deslocamento em tempo real por meio de um software, ou seja, caso aconteça algo fora do programado, a solução será bem mais rápida. Assim, os prazos de entrega são cumpridos com mais eficácia, aspecto essencial na satisfação dos clientes.
Maior segurança
Além de garantir mais segurança aos motoristas para evitar roubos de cargas, o rastreamento também ajuda no planejamento das rotas e no correto acompanhamento do transporte. Com as informações, é possível observar em que cidade o veículo está passando, tempo de paradas, abastecimento etc. Dessa forma, a segurança é uma realidade para as empresas contratantes, transportadora e funcionários.
Menor incidência de erros
Ao acompanhar os processos logísticos, todos os envolvidos em uma entrega poderão obter informações confiáveis sobre o deslocamento, auxiliando nas tomadas de decisões. Trata-se de um ponto fundamental na melhoria dos serviços, evitando extravios ou possíveis outros problemas que acontecem nessa área. Ao minimizar os impactos negativos, ocorre a redução nos custos e otimização do tempo, pois o gestor estará atento a todos os detalhes da entrega.
Mais satisfação dos clientes
Ao modernizar as entregas, a satisfação dos clientes se tornará uma realidade, pois as expectativas serão cumpridas. Os negócios ficam mais transparentes, trazendo confiabilidade e credibilidade, aspectos essenciais no processo de fidelização.
Possibilidade da notificação proativa
O rastreamento de entregas possibilita o envio das notificações do processo aos clientes, ou seja, as pessoas saberão onde as mercadorias se encontram e a data de recebimento. Repassando as informações por SMS ou e-mail, a notificação proativa é um benefício que evita frustrações, sendo importante no bom relacionamento com os clientes. Além disso, faz com que o transporte fique mais transparente, aumentando o grau de confiabilidade nas empresas envolvidas na logística dos produtos.
Maior controle sobre a operação
O método do rastreamento do produto faz com que dá à empresa a oportunidade de acompanhar cada etapa que compõe o processo de entrega, o que inclui eventuais imprevistos. Se o veículo sofreu um acidente ao longo do trajeto ou se a rota traçada estrategicamente não está sendo seguida pelo motorista, o gestor de logística fica por dentro de todos esses fatos ao mesmo tempo em que estão acontecendo.
Esse maior controle sobre a operação resulta em mais facilidade para desenvolver ações corretivas ou que possam reduzir os impactos de uma situação negativa. Por exemplo, se houve um acidente em uma pista pela qual o motorista deveria passar, a transportadora pode contatá-lo para sugerir uma nova rota para que não pegue engarrafamento.
Diminuição de reentregas
Bastante recorrente, a reentrega é um problema que gera custos extras e que podem prejudicar as finanças do seu negócio. Ao ter somente uma estimativa incerta de quando a mercadoria será entregue, o cliente nem sempre estará em casa para recebê-la, o que fatalmente acarreta uma reentrega.
Por outro lado, se o consumidor recebe uma notificação com a data exata em que a entrega vai ser realizada, a tendência é que se prepare melhor para não perdê-la, além de não ter que reprogramar a sua rotina de vida diversos dias, como acontece quando não é notificado com antecedência.
Mais confiabilidade para a marca
Agilidade na entrega é um dos principais pontos avaliados pelos consumidores na hora de tomar a decisão de compra. Muitas pessoas aceitam pagar um valor mais alto, desde que o seu pedido seja entregue no prazo certo, sem transtornos e com comodidade.
Partindo desse princípio, utilizar o rastreamento de entregas é uma ótima opção para ter margens de lucro que atraiam o seu público e colaborem para a fidelização do cliente. Afinal, quanto mais satisfeito o cliente estiver com o serviço, maior é a probabilidade de realizar novas compras no futuro.
Como o rastreamento de entregas melhora a relação da transportadora com o cliente?
Por mais estratégica e eficiente que seja uma transportadora, ainda assim podem ocorrer problemas que podem levar à avaria, extravio ou roubo do produto. Diante desse tipo de circunstância, quanto antes a transportadora comunicar o embarcador, mais rápida ela poderá ser solucionada.
Se o cliente estiver ausente no ato da entrega da mercadoria ou o endereço informado estiver incorreto, a empresa responsável pela venda deve contatar o consumidor e posteriormente retransmitir os dados atualizados para a transportadora. Já em situações de danos, roubo ou extravio do produto, o cliente é avisado, faz um novo pedido e a transportadora ressarce o valor perdido.
Independentemente de qual seja a situação, é imprescindível que haja uma comunicação eficiente entre a transportadora e a loja. Com a adoção do rastreamento, a troca de informações entre a transportadora, a empresa vendedora e o cliente ocorre com maior facilidade.
Portanto, pode-se dizer que o serviço contribui para a gestão de transportadoras, que podem fazer uma análise do pós-venda, obter informações detalhadas, gráficos e mapas que ajuda na avaliação da eficiência da sua performance. Desse modo, a transportadora pode realizar melhorias que continuas, que garantem o sucesso e qualidade das suas entregas — fatores que beneficiam todas as partes envolvidas na logística e, principalmente, o cliente final.
Como foi possível observar no decorrer deste conteúdo, o rastreamento de entregas é fundamental no atual cenário do transporte rodoviário brasileiro, pois garante presença de mercado e diferenciais para desbancar a concorrência.
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